top of page

Respeito Confiança Autoestima Disciplina Responsabilidade Foco Atenção Comprometimento

Ajoelhar Judokas
Escola de Jiu-Jitsu Canguera Futebol Clube
Clique nas opções do menuzinho:

CANGUERA FUTEBOL CLUBE

logo escola de Jiu-jitsu
Judo - Respect.jpg
O que é o Jiu-Jitsu?

O que é o Jiu-Jitsu?

O Jiu-Jitsu, ou arte suave, tem raízes no Japão feudal, foi desenvolvido por samurais para autodefesa usando alavancas e imobilizações. Os Samurais focaram em usar a força do adversário contra ele sem armas. Uma das teorias sobre sua origem é que o Jiu-Jitsu surgiu na Índia através de monges budistas há milênios.

O jiu-jítsu brasileiro tem suas raízes no antigo jiu-jítsu japonês, uma luta que se desenvolveu como uma forma de combate desarmado, focando em técnicas de imobilização e submissão.

O Brazilian jiu-jítsu ou jiu-jítsu brasileiro é uma luta que tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o mundo. Uma das principais características do Brazilian jiu-jítsu é seu foco na técnica e na habilidade em vez da força física. Os praticantes aprendem a utilizar alavancas, estrangulamentos e imobilizações para controlar e finalizar o oponente, independentemente de seu tamanho ou força.

retrato-em-preto-e-branco-de-um-atleta-participando-dos-esportes-campeonato-olimpico.jpg

O que é o Projeto?

O que é o Projeto?

O “PROJETO CANGUERA JIU JITSU”, traz como objeto de trabalho a formação esportiva adolescentes, com idade de 12 a 17 anos, na modalidade de Jiu-Jitsu. Busca oportunizar adolescentes na prática do esporte, com todos os benefícios que este traz, fortalecendo as demandas educacionais, efetivando a formação esportiva e proporcionando a qualidade de vida.

Objetivo Geral:

  • Atender 40 (quarenta) adolescentes, de 12 a 17 anos, de ambos os sexos, promovendo a prática esportiva na modalidade de Jiu-Jitsu, bem como, contribuindo para a evolução de suas habilidades físicas, motoras e atenção à disciplina. 

adolescentes em aula de jiu-jitsu

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver as habilidades técnicas e táticas dos participantes, proporcionando uma base sólida para o progresso esportivo no Jiu-Jitsu;

  • Estimular a disciplina, o respeito, a cooperação e o trabalho em equipe, fortalecendo a formação socioemocional dos participantes;

  • Promover a melhoria da condição física, da coordenação motora e do bem-estar geral dos participantes por meio de treinos regulares e estruturados;

  • Favorecer a inclusão social e a ocupação saudável do tempo livre, garantindo a participação de crianças e adolescentes de diferentes contextos socioeconômicos.

adolescentes em aula de jiu-jitsu

Público-alvo:

  • 40 (quarenta) adolescentes;

  • De 12 a 17 anos;

  • Ambos os sexos.

Imagem de crianças e adolescentes em aula de jiu-jitsu
adolescentes em aula de jiu-jitsu

Benefícios:

  • Desenvolvimento Motor e Físico: Melhora a coordenação, equilíbrio, força e consciência corporal através da repetição de movimentos.

  • Foco e Concentração: Exige atenção para aprender técnicas, ajudando na organização do pensamento e controle de estímulos.

  • Autorregulação Emocional: Ensina controle de impulsividade, raiva e ansiedade, lidando com frustrações de forma segura.

  • Autoconfiança e Autoestima: Pequenas conquistas no tatame geram orgulho e senso de capacidade.

  • Habilidades Sociais: Promove respeito, cooperação, espera de vez, comunicação e interação, combatendo o isolamento.

  • Rotina e Previsibilidade: A estrutura das aulas traz conforto e segurança para crianças que precisam de padrões claros.

  • Condicionamento Físico: Combate o sedentarismo e o hiperfoco em atividades estáticas, incentivando o movimento. 

adolescentes em aula de jiu-jitsu

Para TDAH:

A disciplina do tatame, o foco nos movimentos e a necessidade de autocontrole são ótimos para gerenciar a hiperatividade e a impulsividade.

o Jiu-Jitsu é uma ferramenta excelente e muito recomendada para crianças com TDAH, pois a estrutura, as regras claras e a necessidade de foco nos movimentos e no parceiro ajudam a melhorar a concentração, disciplina, autocontrole e autoestima, além de canalizar o excesso de energia de forma saudável, trabalhando corpo e mente simultaneamente e promovendo o bem-estar emocional e social. 

adolescentes em aula de jiu-jitsu

Para Autismo:

O contato físico seguro, o respeito aos limites e a previsibilidade do ambiente auxiliam na regulação sensorial e emocional, além de desenvolver habilidades sociais. 

o jiu-jítsu pode ser um instrumento terapêutico eficaz para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo melhorias significativas no desempenho motor e nas habilidades funcionais, como autocuidado e interação social. A prática do jiu-jítsu não apenas aumenta a autonomia das crianças, reduzindo a necessidade de assistência dos pais, mas também favorece a interação social através de atividades que incentivam a comunicação não verbal e a competitividade positiva, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, que são frequentemente desafiadoras para indivíduos com TEA.

Jiu-Jitsu para adolescentes com TDAH e TEA

Jiu-Jitsu é uma ferramenta poderosa para crianças e adolescentes com Autismo (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), pois promove o desenvolvimento:

  • Físico (coordenação, equilíbrio),

  • Socioemocional (autocontrole, foco, disciplina, autoestima) e

  • Social (interação) em um ambiente estruturado e seguro, com a importância crucial de instrutores qualificados e adaptação às necessidades individuais, complementando terapias e melhorando a qualidade de vida através de regras, rotinas e respeito mútuo.

Como o Jiu-Jitsu Ajuda Especificamente:

adolescentes em aula de jiu-jitsu
Jiu-Jitsu x TDAH e TEA

Regulamento de Conduta no Tatame

Clique no botão e baixe o

Regulamento de Conduta no Tatame

Contato
bottom of page